segunda-feira, 29 de junho de 2009

Este anúncio numa paragem de autocarros em Hamburgo, Alemanha, muda se tiver gente a olhar para ele. Usando tecnologia de detecção dos olhos, a foto do homem batendo na mulher muda para uma foto do casal feliz quando alguém olha. O anúncio diz: “Só acontece quando ninguém está a olhar”...

Latas Vintage

No site Inspiredology foi postada esta coleção de latas de Coca Cola com estampas Pop. Bem que podiam fazer uma nova linha neste estilo, de preferência com trabalhos do Roy Lichtenstein!

Mais uma do nosso querido falecido rei do pop, Michael Jackson. É uma espiral da evolução facial dele desde a época dos Jackson Five até o último dia de sua vida. O artista ninguém sabe ainda, alguém sabe?


sexta-feira, 19 de junho de 2009

Modernismo

Chama-se genericamente modernismo (ou movimento moderno) o conjunto de movimentos culturais, escolas e estilos que permearam as artes e o design da primeira metade do século XX. Apesar de ser possível encontrar pontos de convergência entre os vários movimentos, eles em geral se diferenciam e até mesmo se antagonizam.

O movimento moderno baseou-se na ideia de que as formas "tradicionais" das artes plásticas, literatura, design, organização social e da vida quotidiana tornaram-se ultrapassadas, e que se fazia fundamental deixá-las de lado e criar no lugar uma nova cultura. Esta constatação apoiou a ideia de reexaminar cada aspecto da existência, do comércio à filosofia, com o objectivo de achar o que seriam as "marcas antigas" e substituí-las por novas formas, e possivelmente melhores, de se chegar ao "progresso".

Em essência, o movimento moderno argumentava que as novas realidades do século XX eram permanentes e iminentes, e que as pessoas deveriam se adaptar a suas visões de mundo a fim de aceitar que o que era novo era também bom e belo. A palavra moderno também é utilizada em contraponto ao que é ultrapassado. Neste sentido, ela é sinónimo de contemporâneo, embora, do ponto de vista histórico-cultural, moderno e contemporâneo abranjam contextos bastante diversos.

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Dieter Rams

Dieter Rams é um designer industrial alemão principalmente ligado à empresa Braun. É um dos mais influentes designers do século XX. Rams estudou arquitectura na Escola de Wiesbaden e até fez cursos de carpintaria. Após ter trabalhado para o arquitecto Otto Apel entre 1953 e 1955, passou a integrar o sector eletrónico da Braun, do qual se tornou director mais tarde em 1961, posição que manteve até 1995.

O design de Rams é associado à frase "Weniger, aber besser", que significa "menos, é mais", que ele teria usado uma vez para explicar seu conceito. Dieter e sua equipa desenharam diversos produtos para a Braun, incluindo um famoso toca-fitas chamado SK-4 e um projector de slides de alta tecnologia, a série 'D' (D45, D46).

Muitos de seus produtos entre cafeteiras, calculadoras, rádios, equipamentos audio-visuais e produtos de escritório - tornaram-se peças fixas de vários museus, incluindo o MoMA, em New York. Por aproximadamente trinta anos, Dieter Rams trabalhou como director de design da Braun, até ao seu retiro, em 1998. Hoje é uma lenda nos círculos de design e mais recentemente trabalhou para a revista Wallpaper.

Ainda, diz-se que o design de Rams influenciou o de Jonathan Ive, da Apple, designer de produtos como o iMac, o iPod e o iPhone. Pode-se ver a semelhança entre os productos da Apple e os de Rams...Afinal não é só a moda que recicla, até as novas tecnologia o fazem! Desta maneira, mantêm-se vivos até muitos ideais!




Os 10 princípios do bom design, segundo Dieter Rams:
- O bom design é inovador.
- O bom design faz um produto ser útil.
- O bom design é estético.
- O bom design nos ajuda a entender um produto.
- O bom design é discreto.
- O bom design é honesto.
- O bom design é durável.
- O bom design é resultado de cada detalhe.
- O bom design é preocupado com o meio ambiente.
- O bom design é tão pouco design quanto possível.


Mobile Evolution

Kyle Bean's, project 'mobile evolution' highlights the advancements we have experienced in mobile phone technology over the past two and a half decades. The series of eight phones which line up from biggest to smallest (which also indicates oldest to newest models), can be nestled inside one another much like russian babushka dolls.

The models which Bean has selected to highlight are:

1985 - motorola dynaTAC
1988 - nokia mobira cityman 1320
1991 - AEG teleport
1993 - ericsson GH198
1996 - motorola micro TAC 650
1998 - siemens C10
2001 - nokia 3210
2005 - motorola razr V3
2009 - samsung tocco

Fire Design

Fire Design é um projeto que transforma um extintor de incêndio em um objeto decorativo. Estes extintores estão a ser vendidos a €95,00. A Fire Design oferece até mesmo que você crie o seu extintor, que coloque a marca da sua empresa ou qualquer outro logotipo.

terça-feira, 9 de junho de 2009

Scan and draw pen

Conceito do designer Jin Sun Park, esta caneta scaneia a cor do objecto que quiser, mistura as tintas e te permite desenhar com a cor exacta! É bem inovadora, apesar de ser uma caneta e por isso serviria mais para fazer linhas do que de fato preencher grandes áreas. O seu custo também é bem caro, e ainda está em fase de pré-produção, procurando soluções para problemas relacionados, por exemplo, a como encaixar as pilhas no produto. Com todos esses empecilhos, parece difícil que seja produzida…pelo menos por um bom tempo. Mas não deixa de ser uma ideia bastante criativa.


terça-feira, 2 de junho de 2009

Pocket Light

Do designer nova iorquino Harc Lee, esta lâmpada portátil foi feita para caber na sua carteira ou no bolso. A Pocket Light é ideal para leitura pois ela ilumina tudo ao seu redor, o que não acontece com as lanternas comuns, pois você precisa apontar para um ponto para iluminar.

Pop’s ‘Stache

O Pop’s ‘Stache é uma criação de Shane Blomberg, Andrew Reeves e John Healy. É só prender no bocal da garrafa e pronto, você tem um bigode super estiloso!



Non Dripping

O Non Dripping é uma série de jarros que possui um bocal que evita o desperdício. Nos jarros convencionais, ao servir água ou qualquer outro líquido, é normal que sobrem umas gotas que escorrem pelo lado de fora do jarro e que acabam na base. Isso geralmente resulta em manchas de sumo em toalhas de mesa, manchas em móveis de madeira e desperdício.