Peter Behrens (Hamburgo, 1868 - Berlim, 1940) foi um arquitecto e designer alemão. É considerado o primeiro designer freelancer. Foi um dos arquitectos mais influentes da Alemanha e um dos fundadores do Werkbund.
Entre os membros do Deutscher Werkbund destaca-se o nome de Peter Behrens, arquitecto e designer, que mereceu a reputação de primeiro designer industrial e primeiro a criar uma cultura de identidade corporativa. Saído das fileiras do Jugendstil, Behrens acabou por acreditar na mensagem de Muthesius. Foi contratado pela fábrica de material eléctrico AEG (Allgemeine Elektricitäts Gesellschafft) como director do que seria um precursor Departamento de Design.
Na AEG, Behrens trabalhou o design em todas as suas dimensões, projectou uma moderna fábrica de turbinas (numa tipologia depressa imitada), recriou o logotipo e toda a identidade corporativa da empresa, encarregou-se da arte gráfica publicitária e ainda trabalhou o design de produto industrial. Produtos tais como ventoinhas eléctricas, chaleiras eléctricas, candeeiros e tantos outros ficaram com a sua marca.
"Na tecnologia eléctrica não se pode mascarar as formas com adições decorativas, porque a tecnologia eléctrica é uma nova área, devemos encontrar formas que representem o novo carácter da tecnologia."
Estudou pintura em Karlsruhe e Dusseldorf. Depois de freqüentar a Escola de Belas Artes de Hamburgo, partiu para Munique em 1897, durante o período de renascimento das Artes e Ofícios na Alemanha. Pioneiro em responder à demanda da civilização industrial através da arquitetura que influenciou o Movimento Moderno alemão e o que hoje chamamos de Desenho Industrial. Em 1899 foi convidado pelo Grão-Duque Ernst Ludwig de Hesse a juntar-se à Colónia de Artistas de Darmstadt (arquiteto J.M. Olbrich, decoradores P. Huber e P. Burck, pintor H. Christiansen, e escultores L. Habitc e R. Bosselt).
Trabalhou na AEG em projetos elétricos e em comunicação visual e gráfica. Introduziu uma nova expressão para a monumentalidade da arquitetura européia com a Fábrica de Turbinas da AEG - primeiro edifício alemão em aço e vidro (1908-1809) - e o complexo de apartamentos para os trabalhadores da AEG, em Henningsdorf (1910-1911). Também desenvolveu projetos no estilo neoclássico, atendendo a necessidades do cliente, nos escritórios de Dusseldorf, para a Mannesmann AG (1911-1912), Companhia Continental de Borracha (1913-1920) e a Embaixada Alemã em São Petersburgo (1911-1912). Foi nomeado diretor da Escola de Arquitectura de Viena em 1922.
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