A Staatliches Bauhaus (literalmente, casa estatal de construção, mais conhecida simplesmente por Bauhaus) foi uma escola de design, artes plásticas e arquitetura de vanguarda que funcionou entre 1919 e 1933 na Alemanha. A Bauhaus foi uma das maiores e mais importantes expressões do que é chamado Modernismo no design e na arquitetura, sendo uma das primeiras escolas de design do mundo.
A escola foi fundada por Walter Gropius em 25 de abril de 1919, a partir da reunião da Escola do Grão-Duque para Artes Plásticas com a Kunstgewerberschule. A maior parte dos trabalhos feitos pelos alunos nas aulas-oficina foi vendida durante a Segunda Guerra Mundial. A intenção primária era fazer da Bauhaus uma escola combinada de arquitetura, artesanato, e uma academia de artes, e isso acabou sendo a base de muitos conflitos internos e externos que se passaram ali.
Gropius pressentiu que começava um novo período da história com o fim da Primeira Guerra Mundial e decidiu que a partir daí dever-se-ia criar um novo estilo arquitetônico que refletisse essa nova época. O seu estilo tanto na arquitetura quanto na criação de bens de consumo primava pela funcionalidade, custo reduzido e orientação para a produção em massa, sem jamais limitar-se apenas a esses objetivos. O próprio Gropius afirma que antes de um exercício puro do racionalismo funcional, a Bauhaus deveria procurar definir os limites deste enfoque, e através da separação daquilo que é meramente arbitrário do que é essencial e típico, permitir ao espírito criativo construir o novo em cima da base tecnológica já adquirida pela humanidade. Por essas razões Gropius queria unir novamente os campos da arte e artesanato, criando produtos altamente funcionais e com atributos artísticos. Ele foi o diretor da escola de 1919 a 1928, sendo sucedido por Hannes Meyer e Ludwig Mies van der Rohe.
A Bauhaus tinha sido grandemente subsidiada pela República de Weimar. Após uma mudança nos quadros do governo, em 1925 a escola mudou-se para Dessau, cujo governo municipal naquele momento era de esquerda. uma nova mudança ocorre em 1932, para Berlim, devido à perseguição do recém-implantado governo nazista.
Em 1933, após uma série de perseguições por parte do governo hitleriano, a Bauhaus é fechada, também por ordem do governo. Os nazistas que se opuseram à Bauhaus durante a década de 1920, bem como a qualquer outro grupo que tivesse uma orientação política de esquerda. A escola foi considerada uma frente comunista, especialmente porque muitos artistas russos trabalhavam ou estudavam ali. Escritores nazistas como Wilhelm Frick e Alfred Rosenberg clamavam directamente que a escola era "anti-Germânica," e desaprovavam o seu estilo modernista. Contudo, a Bauhaus teve impacto fundamental no desenvolvimento das artes e da arquitectura do ocidente europeu, e também dos Estados Unidos da América e Israel nas décadas seguintes - para onde se encaminharam muitos artistas exilados pelo regime nazista. A Cidade Branca de Tel Aviv, em Israel, que contém um dos maiores espólios de arquitectura Bauhaus em todo o Mundo, foi classificada como Património Mundial em 2003.
O principal campo de estudos da Bauhaus era a arquitetura (como fica implícito até pelo seu nome), e procurou estabelecer planos para a construção de casas populares baratas por parte da República de Weimar. Mas também havia espaço para outras expressões artísticas: a escola publicava uma revista chamada Bauhaus e uma série de livros chamados Bauhausbücher. O diretor de publicações e design era Herbert Bayer.
Projeto de ensino
A bauhaus tinha como principal estrutura em seu sistema educacional um curso preliminar obrigatório para todos os alunos — o Vorkus. O aprendizado conquistado pela prática era o que buscava este curso ; através de estudos fazia-se com que os alunos desenvolvessem na prática exploração e combinação de formas, cores e materiais.
Só depois de passar por todo o processo do Vorkus, o aluno se especializaria numa oficina específica. Em suas várias fazes, a Bauhaus tentou unir técnica e arte através da prática e da experimentação. Mais tarde introduziu o estructuração de metodologias de projectos. Buscou uma integração da Arquitectura ao Design projectando o mobiliário como componente integrante da arquitectura.
Considerada a fonte do design moderno, foi uma referência estética para produção industrial moderna. Desenvolveu e aprimorou nos seus laboratórios protótipos de produtos adequados à produção em massa.Apesar de todas as críticas que sofreu, foi um marco de extrema importância para a história do design, tendo em vista que foi a primeira escola a utilizar-se de métodos educacionais exclusivamente adequados ao design industrial.
Professores
wassily kandinsky, johannes itten, paul klee, herbert bayer, josef albers, joos schmidt, moholy-nagy, walter gropius, hannes meyer, mies van der rohe, marcel breuer, oskar schlemmer
Bauhaus Actualmente
A pacata Dessau atrai visitantes interessados na herança da Bauhaus. Após a reunificação alemã, a cidade tornou-se um pólo de reflexão sobre o espaço urbano.
As "casas de mestres", que pareciam intercaladas umas às outras arquitetónicamente, foram em parte destruídas durante a Segunda Guerra Mundial. Do domicílio do director, por exemplo, sobraram apenas a garagem e o porão, sobre os quais foi construída em 1956 uma residência tradicional.
A antiga casa de Moholy-Nagy desapareceu por completo e a de Feininger serviu de policlínica durante o regime comunista. Na tentativa de preservar os registos da história, a recuperação desses prédios é uma das prioridades da administração de Dessau, que pretende concluir os trabalhos de restauração em breve.
gostei.
ResponderEliminaracho que devem continuar.........
felicidades para todos.
acho que tambem e uma merda.
ResponderEliminarfodasse........
caralho........
puxa as calças para cima que essa merda nao e nada fodasse......
ResponderEliminardisse a bombeira em ilhavo.
Dias
merda de site em..só copiaro do wickpedia
ResponderEliminarGente sem educaçao
ResponderEliminar!