sexta-feira, 22 de maio de 2009

Ulm

A Hochschule für Gestaltung Ulm é considerada a mais significativa tentativa de estabelecer uma ligação com com os pioneiros do design alemão. Foi sucessora da Bauhaus por seus métodos de ensino, disciplinas leccionadas, ideais políticos e por também acreditar que o design tinha um importante papel social a desempenhar.

Na Escola de Ulm, que prometia continuar a obra didáctica da Bauhaus, desenvolveram-se vários conceitos importantes do design do pós-guerra. Ao lado de Aicher, foram o suíço Max Bill e o italiano Tomas Maldonado que moldaram esta instituição.

A Hochschule für Gestaltung Ulm foi fundada em 1953 por Inge Aicher-Scholl, Otl Aicher, Max Bill, entre outros.

Procurando seguir a realidade do pós-guerra, o conceito e o programa da hgf foi uma reformulação das intenções professadas na Bauhaus. Aicher, Maldonado, Gugelot e Zeischegg, professores da nova geração, previam um design também apoiado na ciência e na tecnologia.

A Escola de Ulm desenvolveu vários projectos em parceria com a indústria, algumas de grande porte — como com a empresa de electro-domésticos Braun. Os produtos projectados para a Braun ajudaram a concretizar a filosofia funcionalista da hfg.

Para desenhar o cartaz do Congresso de Design de 1964, que se realizou em Ulm, Otl Aicher, um dos motores desta instituição, preferiu usar a antiquada Akzidenz Grotesk, em vez das suas sucessoras, a Helvetica ou a Univers.

Alguns preferem ver no trabalho de Otl Aicher um refinado funcionalismo estrutural; contudo, o design praticado no âmbito de Ulm pecou por um rigor exagerado, aliado a uma estética pseudo-racional e estéril, desprovida de garra e de emoção, para nem falar de paixão.

Mas, em parte, por defender uma ideologia, por vezes, restritiva e pela defesa de um funcionalismo extremo, a Escola de Ulm teve vida curta.



Sem comentários:

Enviar um comentário